Em 1993, Francisco trabalhava ao lado dos irmãos como recepcionista do hotel de  seus pais, mas já vislumbrava abrir o seu próprio negócio.  Em conversa com um  hóspede que atuava em uma renovadora de pneus, ele se interessou pelo  segmento.

 Mas o princípio foi bastante modesto. Francisco coletava carcaças de pneus em  uma moto com reboque e a repassava para este amigo – hóspede, ganhando uma  pequena comissão.  Com o pouco dinheiro arrecadado com as vendas e o trabalho  de recepcionista e muita disposição,  Francisco abriu uma borracharia, deixando  de vez a recepção do hotel.  Era 24 de Agosto daquele ano e sua estrutura era uma  área de  60 m²,  o estoque de 27 pneus recauchutados e a força de trabalho resumia-se a ele e mais um único borracheiro

O trabalho bem feito e a dedicação aos clientes trouxeram o crescimento e, em 1996, a empresa conseguiu ampliar-se e mudar para estrutura maior com área de 165 m², somando, ao serviço de borracharia, alinhamento e balanceamento de automóvel e venda de pneus novos.  A equipe passou a contar com cinco colaboradores.

Em 2000, um novo salto.  Mais uma ampliação, desta vez para 330 m² e o acréscimo de serviços de alinhamento e balanceamento para caminhões.

Mais dois anos e mais crescimento. O sucesso da empresa era tal que permitiu a Francisco um passo mais arrojado. Ele comprou o terreno onde hoje a empresa está instalada e construiu as instalações da  Pneus Canteiros.

Mas foi em 2003, com a visita de um inspetor da Bridgestone Firestone, que a Canteiros deu o passo que faltava para a sua consolidação.  “Trabalhávamos com pneus multimarcas e isso era muito ruim, pois não tínhamos o auxílio da fábrica, treinamentos, em fim, não conhecíamos praticamente nada do produto que vendíamos.  Neste mesmo período, outras bandeiras também me convidaram, mas a filosofia da Bridgestone Firestone e sua equipe foram as que nos conquistaram”,  revela Francisco.

Segundo ele, o então gerente do escritório Recife da BFBR, Wilson Paschoalini, hoje gerente nacional de Vendas, foi um grande incentivador para o sucesso na rede.  “Ele nos mostrava que apesar das dificuldades iniciais estávamos no caminho certo e nos estimulava a prosseguir.”

Após nove anos de trabalho com pneus, Francisco conta que só foi realmente conhecer o produto em profundidade a partir da sua entrada para a BFBR.  “Em pouco mais de dois anos da parceria, já participamos de vários treinamentos com apoio total da BFBR, temos técnicos preparados e treinados pela fábrica”.

Em 2011, acreditando no potencial de sua equipe e na parceria de sucesso firmada com a BFBR, Francisco abraçou mais um desafio, abrindo a primeira filial da Pneus Canteiros na cidade de Juazeiro do Norte. ” Por ser considerada uma metrópole de médio porte, com quase 250 mil habitantes, Juazeiro se tornou polo de atração de novos investimentos, trazendo oportunidades de crescimento para outros segmentos que não fosse o setor turístico religioso”, afirma Francisco.

 Para o futuro, a palavra de ordem continua sendo crescimento. “Nosso objetivo é crescer, expandindo em outras regiõesl, sempre com apoio da Bridgestone Firestone. Temos paixão em trabalhar com esta companhia e procuramos constantemente inovar para buscar o constante aprimoramento de nossos serviços, vendendo qualidade e atendimento, para, acima de tudo, sermos reconhecidos como uma empresa solucionadora de problemas”,  conclui Francisco.